sábado, 29 de janeiro de 2011

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE VALE? NEM SEMPRE!


A vida é mesmo uma escola.
Verdade para a qual venho me rendendo quanto mais existo.
No que se refere à primeira impressão, concluo que ela “NÃO VALE” para tudo, á todo momento ou todas as ocasiões, pelo simples fato, que formamos nossas opiniões favoráveis ou não, influenciadas por informações recebidas.
Nosso CARÁTER é formado tendo por base, princípios éticos e morais, geralmente aceitos e condizentes com os costumes inicialmente transmitidos por nossos pais, depois reforçados por educadores e pela sociedade e desta maneira repassamos ás futuras gerações.
Mesmo considerando que podemos ter sido educados por nossos progenitores, educadores e sociedade, dentro de conceitos ultrapassados, ultra conservadores, cheios de tabus e até de preconceitos, assim mesmo, na medida em que vamos vivendo, temos o dever de descobrir novas formas de pensar e sentir, ou em última análise, nos adaptarmos á realidade de nossos dias.
Mais existe “PRINCÍPIOS ÉTICOS” que são legítimos ou imutáveis.
Na atual sociedade, parte dela que hipocritamente se diz moderna ou avançada, percebemos existir conceitos éticos e morais, com má interpretação de valores ou manipulados ao sabor dos interesses nossos e alheios, então, estes acabam se tornando desvios de caráter.
São as ditas conveniências sociais, então, por elas ou sob a influência das mesmas, podemos formar a primeira impressão errada das coisas e das pessoas ou outros preconceitos.
Pelo que conheço da vida e do comportamento das pessoas, nas quais me incluo, grosso modo, ora negamos, ora concordamos ter algum preconceito, com certeza, a razão deste comportamento é para sermos socialmente aceitos em nosso grupo de convivência.
Então, será isto “desvio de caráter”?
Sim, se for somente pensando na aceitação social.
Porém, NÃO, se for a defesas dos princípios ditos imutáveis.
De minha parte, relevante é reconhecer que por diversas vezes “ minha primeira impressão” sobre os outros ou aos acontecimentos, fui por ela traído e no final, fico eternamente grato á vida, por isto ter acontecido.
Tal traição que no caso é na verdade um grande benefício fez e faz minha própria existência melhor, tanto por me corrigir nos erros e confirmar meus acertos, assim concluo, que nem sempre a primeira impressão é a que vale.
E para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário