terça-feira, 3 de agosto de 2010
ACORDAR DA ALIENAÇÃO
Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.
[ Rui Barbosa ]
GENERALIZANDO não é o meio mais adequado de tratar de um assunto de tanta importância, entretanto, muitos em nossa sociedade, por falta de interesse, acabam se deixando levar e até acreditar que nada podem fazer para mudar suas vidas e ficam na expectativa e até na esperança de que outros poderão fazer algo que os beneficiem.
Vivemos numa sociedade em que os valores constantemente são deturpados, servindo ás “minorias” com maior em poder.
Poder exercido como uma tática de guerra, onde o objetivo e DIVIDIR, para conquistar, a qual se dá normalmente nas camadas que tem menos condições de lutar ou reinvidicar seus direitos.
Apesar de existir no País, várias pessoas desta minoria, trabalhando em prol do bem comum, nem sempre recebem o espaço, a atenção e o prestígio que merecem, porque isto representa um perigo aos que agem da forma acima.
Táticas de poder exercido até através dos meios de comunicação, em especial a Televisão, manipulando o interesse da maioria, mantendo-os na ignorância ou na alienação, usando a mesma cantilena: O Brasil é o País do Futuro.
De que futuro se fala?
Chega desta conversa, a sociedade esclarecida já não cansou disto?
E você também se cansou? Então reaja!
Reagir como? Sozinho?
Nem eu e você, ninguém, pode querer mudar o Brasil.
Mais existe a “fórmula mágica” que é o nosso maior “trunfo” que temos a mão, que é mudar á si mesmo.
Deixando de lado a alusão de que no Brasil, tudo é carnaval, futebol, pão e circo, que faz parte da ALIENAÇÃO que nos impõe, portanto, se realmente estamos cansados da estagnação, do subdesenvolvimento, de sermos um povo irremediavelmente pobre, somente á nós compete mudar este estado de coisas, pois ter apenas o ideal por algo novo, diferente, que exala honestidade, garra e idealismo sadio, está provado que não adianta procurar alguém que ajude todos nós brasileiros a levantar nosso orgulho, enquanto nós mesmos, não o fizermos.
As coisas boas e positivas estão diante de nossos olhos, mais os “INTERESSES ESCUSOS”, fazem parecer que elas não têm a mínima importância, diante de tantas mazelas oriundas da corrupção, dos desmandos, do corporativismo, da violência, da falta de ética em muitos setores da economia, da política, da religião e demais procedimentos negativos que nos anestesiam e fazem crer que o futuro do País, está numa distância infinitamente maior, daquela que é verdadeira.
Se estivermos de fato fartos da submissão econômica, política e moral, já passou a hora de deixarmos de acreditar nas promessas, planos e projetos mirabolantes, eles existem aos montes, mais nunca sairão do papel.
Outro dia, os meios de comunicação, estavam divulgando á quatro ventos que o brasileiro da classe D e E, melhorou de vida, que várias ações governamentais, possibilitaram tais benefícios, mais o que isto tem de extraordinário, será que tudo isto só é importante agora ou por trás de toda esta propaganda, está direcionada para a manipulação política diante das próximas eleições?
Formas de manipulação são sempre as mesmas e pior, continua funcionando, no que se refere á ALIENAÇÃO.
A Televisão invariavelmente faz isso, pois esta a serviço dos poderosos, camuflando a verdadeira intenção desta casta que manda no País.
Outros segmentos usando a publicidade televisiva fazendo crer que existe uma melhor qualidade de vida, nos mais variados produtos, mais no fundo, há uma programação dirigida ao consumo exacerbado.
No poder dos meios de comunicação, os fins justificam os meios, vale tudo, para desviar a atenção da sociedade em tudo aquilo que falta e é postergado sucessivamente.
Até corromper as tradições e valores familiares, manipulando conceitos, com novelas de conotação erótica, incentivando a traição, a prostituição e outra série de comportamentos sem ética e respeito ao ser humano, achando que TODOS nesta nossa sociedade brasileira, estamos inseridos e participando deste modo de viver.
Fazem da violência de cada dia um espetáculo, nos tradicionais formatos destes programas, onde comunicadores bem pagos, se dizem indignados, mais no fundo, o que querem mesmo é audiência.
Embora não se possa negar a existência das mais variadas formas de violência, tratá-la como show, cria na sociedade um sentimento de insegurança de maior proporção do que a realidade
Opiniões e manifestações contrárias á tudo isto, são consideradas retrógradas.
Será errado questionar e não aceitar o quanto o comportamento de certas celebridades deixa de ter importância em nossas vidas, com seus “modismos” inconseqüentes?
Será que “mulheres frutas” e “garotões sarados” realmente são importantes como exemplos á nossa juventude, deixando de lado e não prestigiando devidamente o grande universo de atletas de todas as modalidades esportivas?
Mais outros programas de entretenimento, também denigrem o comportamento ético das pessoas, onde costumes perniciosos aniquilam os verdadeiros valores da sociedade.
Comunicadores destes programas, também MUITO BEM PAGOS, usam e abusam do sensualismo de belas mulheres, pois sem elas ou sem eles, não terão a audiência que esperam, assim a ALIENAÇÃO continua.
Normalmente fazem uma infinidade de jovens aceitarem e aderir á relacionamentos passageiros, desqualificando uma relação estável entre pessoas e pior é que muito aceitam sem contestar, esquecendo que no mínimo, estão se desvalorizando a si mesmo, abrindo mão da própria individualidade, caindo no “oba-oba” do momento.
E as ditas “baladas”, que prazer e descontração positiva nelas se encontram, quando quem as freqüenta, se vêem diante do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e drogas e sabe das possíveis conseqüências, mais mesmo assim continuam ALIENADOS.
Com certeza, a maioria de jovens inteligentes e comprometidos com seus ideais, não precisam, nem aderem á este tipo de divertimento, concordam?
Não se pode mais aceitar que pessoas com níveis educacionais mais elevado ainda sejam “ taxadas” de analfabetos funcionais, isto é desmerecer todo esforço feito nos anos de estudo que enfrentaram, apesar das nossas carências educacionais, estas sim, precisam ser melhoradas, atualizadas, então aí, mais uma vez vai depender da própria sociedade, para exigir providências governamentais contundentes, senão, tudo ficará como está.
“Pois é pessoal, sem “FALSOS MORALISMOS”, nosso melhor caminho é refletir, ir á luta, pois no caso, lembrar que “ QUEM ESPERA, NUNCA ALCANÇA, SÓ ESPERA”.
VOCÊ TEM ALGO Á ACRESCENTAR?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário