sábado, 14 de agosto de 2010

SOLIDARIEDADE CONTRA A VIOLÊNCIA


Sem ser especialista no assunto, creio que entre as várias causas relacionadas ao tema,a mais contundente é a influência dos meios de comunicação, especialmente da televisão,no que tange ao desrespeito sistemático aos valores tradicionais, quando se faz acreditar que os mesmos, estão ULTRAPASSADOS, portanto, já nem servem como referência na vida das pessoas.
A LIBERTINAGEM está sendo confundida com LIBERDADE,tudo pode,nada deve ser proibido em nome de um modernismo inconseqüente, desvirtuando os comportamentos, no respeito á direitos e deveres em relação aos outros.
Tem sido ela, muito permissiva e carente de um referencial ético e moral, na maioria das vezes, com a produção de programas com glamorização desnecessárias, incluindo a vulgarização de relações íntimas, apelos sexuais exacerbados, tanto naqueles ditos de entretenimento ou nas novelas que em nada enaltecem as relações humanas.
Para tanto se contratam pessoas famosas ou artistas, muitos deles que ao expressar seus próprios valores, estão mais preocupados com desejos de obter ipobe, então, intencionalmente ou não protagonizam escândalos, exageros, exotismo, fantasias perigosas e prazeirismos passageiros.
Logo, o que a TV faz atualmente á toda sociedade, está aquém da melhor qualidade, além de negar ou postergar que se estabeleçam padrões de conduta, códigos éticos e bons costumes, que obriguem o respeito não só dos artistas, mais de produtores de tais programas.
Entretanto, qualquer tipo de controle neste sentido, as emissoras usam em sua defesa, a desculpa de se estar restringindo a liberdade de expressão, que no caso não passa de mais uma falácia.
Por outro lado, temos muitas empresas patrocinadoras que em busca do retorno de seus investimentos publicitários, só se importam que seus produtos e marcas elevem o consumo, como é o caso de bebidas alcoólicas, que também contribuem para o aumento da violência em todas as suas formas.
Outra influência e prejuízo ao comportamento do povo brasileiro são os ditos programas policiais, que faz da violência cotidiana um espetáculo, bandidos e criminosos em geral, tem sido tratados como celebridades, sob o falso pretexto de demonstrar á sociedade o poderio de quadrilhas de traficantes de armas, drogas e contrabando, desacreditando ou diminuindo o valor que as policias tem em relação aos mesmos, isto quando não fazem dela própria, as principais causadoras de tantas tragédias, jogando toda população de forma indevida, contra a mesma.
Por outro lado, nós telespectadores, ficamos sem saída, pois nem adianta mudar de canal, pois em outro programa em horários diferentes, iremos ver as mesmas barbaridades
Precisamos de um referencial ético e moral que iniba o desrespeito, a obscenidade, a imoralidade, a irreverência, a mentira, a vigarice, a ganância, o ódio, para que se dê ênfase ás verdades, sejam elas quais forem, pois se não combatermos estes distúrbios comportamentais, propagados e estimulados pela TV, a sociedade brasileira, jamais alcançará níveis de desenvolvimento humano que lhe permita obter resultados de paz e prosperidade que tanto se deseja.
Outro aspecto que também contribui para o aumento da violência, é a falta de transparência na conduta de nossas autoridades, sejam elas, os políticos, governantes, e até do poder judiciário, sem deixar de mencionar empresas e empresários poderosos, sendo que estes é que representam as nossas elites e conjuntamente estão interessados nos seus próprios privilégios, em detrimento de toda sociedade.
Neste sentido, cabe lembrar a citação do eminente pensador e cidadão brasileiro, Rui Barbosa, que fez da citação a seguir uma grande verdade: “A justiça que tarda, nada mais é que injustiça institucionalizada”.
A sociedade brasileira está farta deste tipo de procedimento, alias, por isso mesmo, nem acredita, nas habituais desculpas, quando dizem que se deve praticar a justiça de acordo com as leis.
Ora se são as leis que devem valer, deveriam no mínimo, ser atualizadas pelo poder legislativo, mais neste caso, já sabemos quais os procedimentos adotados, ou seja: “Quando não totalmente ignorados sempre que possível postergado”.
A próxima causa da violência, diz respeito á questão da injusta distribuição de renda e o peso da carga tributária, que atinge á todos e sem protecionismo algum, á classe menos favorecida economicamente.
A atual política econômica faz com que os impostos embutidos impeçam ao cidadão comum, conhecer quem é o verdadeiro contribuinte.
Com certeza também existe a participação desta exploração por parte de todos os tipos de Empresas, pois elas repassam em seus produtos todos os custos, incluindo os impostos que neles incidem, portanto seu único papel é repassar ao governo, aquilo que retém.
Outro agravante á violência também se dá, quando tais impostos são sonegados e quem sabe por esta razão, fique difícil ao governo diminuir a carga tributária?
O atual sistema tributário brasileiro, mantém a sociedade muito passiva e gera as inúmeras injustiças sociais, vivenciadas todos os anos e que certamente, também influem nesta violência generalizada.
Tamanha injustiça é tolerada pacificamente por dois motivos:
1) a maioria dos cidadãos não sabem de onde sai o dinheiro que sustenta a nação.
2) E os que sabem, não tem coragem de arregaçar as mangas e ajudar a corrigir os inúmeros absurdos da nossa sociedade.
Assim o governo se prevalece e abre mão da transparência, bem como, não se sente motivado á desembutir os impostos em geral e nisto conta com o apoio das lideranças políticas, para manter na estratosfera os gastos da máquina pública, no sustento ás mordomias, altos salários e privilégios que são mantidos por toda sociedade produtiva e ainda usa da mesma, para manter os benefícios aos mais necessitados.
Há de se acrescentar ainda uma outra causa:
Os desvios e o mau uso do dinheiro público, o mesmo que falta para as necessidades da população, destacando a saúde, educação, moradia digna, infra estrutura, benefícios previdenciários e tudo mais que se possa acrescentar, portanto, tudo isto contribui para a revolta e dela para o aumento dos índices de violência.
Provavelmente ainda há mais causas á se acrescentar e quando houver vontade política para as cobranças efetivas da sociedade, teremos então, quem sabe: A SOLIDARIEDADE CONTRA A VIOLÊNCIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário